- Back to Home »
- Alquimia , Neo »
- As Sete Operações Alquímicas (parte I)
Postado por : Ricardo
sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014
“A ciência alquímica não se ensina; cada qual deve
aprendê-la por si mesmo, não de modo especulativo, mas
sim com a ajuda dum perseverante trabalho, multiplicando
os ensaios e as tentativas, de maneira a submeter sempre
as produções do pensamento à verificação da experiência.
Aquele que teme o labor manual, o calor dos fornos, a poeira
do carvão, o perigo das reações desconhecidas e a insônia
das longas vigílias esse nunca saberá coisa alguma.”
Fulcanelli
A alquimia é uma das principais ciências dentro do ocultismo, junto com a astrologia e a prática mágicka.
Os processos alquímicos ocorrem em três planos; o mental, o físico e o espiritual. Todas as experiências realizadas pelos alquimistas ocorrerão nestes três planos, por exemplo; uma transmutação:
Você transmuta um metal, durante esse processo você transmuta a mente e consequentemente o espirito também é modificado.
Começamos decifrando os escritos que são constituídos de metáforas e duplos sentidos, trabalhamos assim a mente, despertamos a nossa paciência e aprendemos a entender o universo com base nas reações das substâncias que manuseamos em laboratório fisicamente e com o conhecimento que vai sendo adquirido a nossa vibração espiritual acaba por se alterar para uma mais elevada que aquela que tínhamos quando demos início aos estudos.
Existem três principais operações dentro da alquimia, cada uma delas possui um significado físico, um mental e outro espiritual.
CALCINAÇÃO
CHAKRA BASE
A calcinação é a primeira operação alquímica.
Quimicamente, o processo de calcinação consiste em aquecer uma substância num cadinho ou sobre uma chama aberta até que seja reduzida a cinzas.
No Experimento Arcano, a calcinação é representada pelo ácido sulfúrico, que os alquimistas criavam a partir de uma substância que ocorre naturalmente denominada vitríolo. O ácido sulfúrico é um poderoso corrosivo que corrói a carne e reage com todos os metais, exceto o ouro.
Psicologicamente, isso é a destruição do ego e nossos apegos a posses materiais. A calcinação é uma entrega deliberada de nossa própria arrogância, ela acontece através de uma variedade de disciplinas que inflamam o fogo de introspecção e auto avaliação.
Na sociedade, a calcinação é expressa nos atos revolucionários de uma nação.
Em Nível Planetário é o fogo da criação, a formação de um meio ambiente saudável a partir de matéria fundida e cinzas vulcânicas.
DISSOLUÇÃO
CHAKRA SEXUAL
Quimicamente, é a dissolução, das cinzas da calcinação, em água. No Experimento Arcano, Dissolução é representado por óxido de ferro ou ferrugem, que ilustra os poderes potencialmente corrosivos da água, mesmo no mais duro dos metais.
Psicologicamente, isso representa mais uma quebra de estruturas artificiais da psique por imersão total na parte inconsciente, irracional, feminina ou rejeitada de nossas mentes. Trata-se, em grande parte, de um processo inconsciente em que nossas mentes conscientes largam o controle para permitir o surgimento do material enterrado. É abrir as comportas e gerar uma nova energia das águas retidas. Dissolução pode ser vista como um "fluxo" que nos leva a romper o preconceito para alcançar o que realmente é desejado.
Na sociedade simboliza estilos de vida baseados na agricultura onde o contato com a natureza é maior.
Em Nível Planetário a dissolução é o Grande Dilúvio, a limpeza da terra de tudo que é inferior.
PLEXO SOLAR
Quimicamente, é o isolamento de componentes de dissolução por meio de filtração rejeitando qualquer material inautêntico ou desprezível.
Na Experiência arcana, separação é representada pelo composto de carbonato de sódio, o qual se separa da água. Os mais antigos depósitos conhecidos estão no Egito. Os alquimistas por vezes se referiam a este composto como Natron, o que significava a tendência comum que todos os sais possuem de formar corpos sólidos ou precipitados.
Psicologicamente, este processo é a redescoberta da nossa essência e a retomada do sonho o "ouro" anteriormente visualizado pela parte feminina e rejeitado pela parte masculina e racional de nossas mentes. Trata-se, em grande parte, de um processo consciente em que analisamos o material anteriormente escondido e decidimos o que descartar e o que reintegrar à nossa personalidade refinada. Grande parte deste material é formado de coisas sombrias, coisas que nos envergonhamos ou que nossos pais, escolas ou igrejas ensinaram a oprimir. A separação é deixar para traz as restrições que nos foram infligidas e libertar nossa verdadeira natureza, para que possamos assim, brilhar.
Na Sociedade , Separação é expressa como a criação de clãs, cidades e nacionalidades. Separação no Nível Planetário é representado pela formação de massas de terra e ilhas das forças poderosas do ar, água, terra e fogo.
______________________________________________________________________________
Leave a Reply
Deixe o seu comentário!
(Não serão aceitos comentários preconceituosos, palavras de baixo calão, ofensas ou evangelizações.)