- Back to Home »
- Alquimia , Neo »
- As Sete Operações Alquímicas (parte II)
Postado por : Ricardo
sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014
Concluindo a postagem anterior (Aqui) onde abordamos as três primeiras operações, vamos agora as quatro ultimas. São elas:
CONJUNÇÃO
CHAKRA CARDÍACO
Quimicamente, é a recombinação dos elementos da separação para uma nova substância. No Experimento Arcano, a Conjunção é simbolizada por um composto conhecido como nitrato cúbico-salitre ou nitrato de potássio, que os alquimistas chamavam de Natron ou simplesmente sal. Ácido Natron de cor azul ( Aqua fortis ) foi feita através da mistura de nitrato de potássio com ácido sulfúrico, e foi utilizado para separar a prata de ouro. O resíduo inerte precipitou a partir do ácido durante a reação como uma criança nascendo.
Psicologicamente, é a capacitação de nosso verdadeiro eu, a união de ambos os lados masculino e feminino da nossa personalidade em um novo sistema de crenças ou um estado de consciência intuitiva. Os alquimistas referem-se a ele como a Pedra Menor, que depois de ser atingido, o adepto é capaz de discernir claramente o que precisa ser feito para alcançar a iluminação duradoura, que é a união com o Eu Superior. A partir daí, as sincronicidades começam a ocorrer confirmando que o alquimista está no caminho certo.
Na sociedade é a dominação da tecnologia e artesanato.
Em Nível Planetário a Conjunção ocorre quando formas de vida primordiais são criadas a partir da energia do Sol ou de um raio.
FERMENTAÇÃO
CHAKRA LARÍNGEO
A fermentação é um processo de dois passos que começa com a putrefação da "criança" hermafrodita da conjunção resultando na sua morte e ressurreição para um novo nível de ser. A fase de fermentação, em seguida, inicia-se com a introdução de uma nova vida para o produto da conjunção para fortalecê-la e garantir a sua sobrevivência.
Quimicamente, a fermentação é o crescimento de um fermento (bactérias) em soluções orgânicas, como ocorre na fermentação de leite para produzir coalhada, queijo ou na fermentação das uvas para produzir vinho. No Experimento Arcano, o processo de fermentação é representado por um composto chamado Liquor Hepatis, o que é, uma mistura marrom-avermelhada oleosa de amônia e sulfeto de hidrogênio podre com cheiro de ovo podre. Alquimistas egípcios fizeram amônia aquecendo esterco de camelo em recipientes fechados e viram nisso como uma espécie de Mercúrio refinado que encarna a força da vida. Licor Hepatis significa "Licor do Fígado", que eles acreditavam que era a sede da alma, e a cor que associavam com o composto era verde, a cor da bile. Surpreendentemente, Liquor Hepatis exala um perfume maravilhoso, e os alquimistas fizeram um perfume do que chamou de "bálsamo da alma."
Psicologicamente , o processo de fermentação começa com a inspiração do poder espiritual do Alto que reanima, energiza e ilumina o alquimista. A fermentação pode ser alcançada através de várias atividades que incluem intensa oração, desejo de união mística, desagregação da personalidade, terapia trans pessoal, drogas psicodélicas e meditação profunda. A fermentação é viva inspiração de algo totalmente além de nós.
Na sociedade, a experiência de fermentação é a base da religião e consciência mística.
Em Nível Planetário é a evolução da vida para produzir uma consciência mais elevada.
DESTILAÇÃO
TERCEIRO OLHO
Quimicamente, é o ponto de ebulição e de condensação da solução fermentada para aumentar a sua pureza, tal como ocorre na destilação do vinho para fazer conhaque.
Psicologicamente , Destilação é a agitação e sublimação de forças psíquicas é necessário para garantir que nenhuma impureza do ego inflado ou identidade submersa sejam incorporados a próxima e última etapa. Destilação pessoal consiste em uma variedade de técnicas introspectivas que elevam o conteúdo da psique para o mais alto nível possível. Destilação é a purificação do Eu não nascido - tudo o que realmente somos e podemos ser.
Na sociedade, a experiência de destilação é expressa como a ciência e a experimentação objetiva.
Em Níveis Planetários Destilação é a realização do poder de maior amor, como a força da vida em todo o planeta gradualmente procura tornar-se uma força na natureza com base em uma visão compartilhada da Verdade.
COAGULAÇÃO
CORONÁRIO
Quimicamente , a coagulação é a precipitação ou a sublimação do Fermento purificado por destilação. Na Experiência arcana, coagulação é representada por um pó laranja-avermelhado de enxofre puro misturado com o composto de mercúrio terapêutico, de óxido de mercúrio vermelho. Os alquimistas acreditavam que poderiam instantaneamente aperfeiçoar qualquer substância na qual ele fosse adicionado.
Psicologicamente, a coagulação é detectada como uma nova "confiança" que está além de todas as coisas, ainda que muitos o experimentem como um segundo corpo de ouro fundido de luz, é um veículo permanente de consciência que encarna as mais altas aspirações e evoluções da mente.
Na sociedade, é a sabedoria viva que todos existimos dentro da mesma luz da consciência evoluida e conhecimento da verdade.
Em Níveis Planetários a coagulação é um retorno ao Jardim do Éden, desta vez em um nível mais elevado em sintonia com a mente divina.
______________________________________________________________________________
Leave a Reply
Deixe o seu comentário!
(Não serão aceitos comentários preconceituosos, palavras de baixo calão, ofensas ou evangelizações.)